segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O que é Pilates?




O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Jopeph Pilates, no início da década de 1920, e tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

No pilates, existem cerca de 500 exercícios específicos. Os exercícios são concebidos para desenvolver o corpo inteiro. Os exercícios são baseados em alguns movimentos precisos. Movimentos precisos são mais favoráveis para atingir o controle adequado.

Com a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo, o Pilates pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tanto no condicionamento dos músculos, tonificando-os e tornando-os mais fortes, quanto na parte estética, definindo o corpo ideal, tão buscado nos dias de hoje.

O Pilates configura uma forma agradável, fácil e que traz resultados rápidos para qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico, desde que feita uma avaliação postural prévia.

O foco do método Pilates é a promoção da saúde como um todo com exercícios que trazem melhora da postura e, inclusive, alívio de dores na coluna pelo fortalecimento abdominal, com consideráveis ganhos na qualidade de vida do praticante.

Para ter músculos bonitos e definidos, é necessário que eles sejam fortes e flexíveis. Aí entra a prática de Pilates, que fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Tudo isso é conseguido com movimentos fluentes, feitos sem pressa e com o controle necessário para evitar o estresse.

Crianças, idosos e grávidas podem praticar?
Um dos maiores méritos deste sistema de treinamento está no fato de levar em conta a realidade do praticante. Independentemente de sua idade ou condição física, a pessoa pode praticar pilates, desde que conte com a orientação de um instrutor devidamente preparado para conduzi-la. Todo programa de pilates deve necessariamente adequar-se à história de quem o pratica.

Existe contra-indicação para a prática do método?
Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular em todas as idades, sem contra-indicações, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios.

Pilates corrige má postura?
Sim, este é um dos principais efeitos que a técnica proporciona. O Pilates, por natureza, busca o alinhamento do corpo. Além dos infindáveis benefícios que isso provoca, muitas vezes a simples correção postural é capaz de gerar uma mudança estética tão significativa que a pessoa parece outra.

Qual a duração das aulas?
As aulas duram exatamente 1hora (60 minutos).

Devo praticar quantas vezes por semana?
Pode-se praticar de 1 à 5 vezes por semana, dependendo do objetivo e disponibilidade de cada indivíduo.

Muitos atletas e bailarinos praticam pilates. Por que o interesse destes grupos?
O método é tão apreciado por atletas e bailarinos porque oferece exercícios de baixo impacto, que protegem as articulações, estimulam a recuperação de tecidos musculares e elevam o controle respiratório. Muitos profissionais do esporte fazem do pilates a sua escolha porque sabem que se trata de uma atividade física que previne problemas físicos e, ao mesmo tempo, contribui para o aprimoramento da performance.

Os exercícios podem ser praticados no solo ou somente em aparelhos?
Ao contrário do que muita gente pensa, o método de Pilates pode ser feito em aparelhos ou no solo. O conjunto de exercícios executados no chão recebe o nome de Mat Pilates. São movimentos de baixa repetição e alta concentração.

O Pilates emagrece?
Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates dve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.

Qual a diferença de Pilates e musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Pilates me deixa mais disposto?
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.


Benefícios do Pilates

Alguns dos benefícios mais comuns de pilates são:

- Promove a harmonia física para pessoas de todas as idades e condições.
- Envolve o corpo e a mente.
- Proporciona equilíbrio para as pessoas de todas as idades e condições físicas.
- Pode ajudar a acelerar a recuperação de lesões de tecidos moles.
- Ajuda a desenvolver a respiração adequada e alinhamento do corpo.
- Melhorar a concentração.
- Melhora problemas posturais.
- Ajuda a prevenir lesões.
- Aumenta a consciência corporal.
- Melhora o desempenho nos esportes.
- Melhora a coordenação.
- Melhora a circulação.

Equipamentos utilizados


Pilates com bola (Mat Pilates)
Bola: Melhora a postura, a saúde da coluna, a flexibilidade, força e movimentos do dia-a-dia em todos os aspectos.

Reformer
Reformer: é um carrinho que corre sobre uma base de madeira com resistência de duas molas. A variedade de exercícios que podem ser feitos no aparelho permite que seja realizada uma aula completa.

Trapézio
Trapézio: nele são praticados os exercícios mais acrobáticos.

Chair

Chair: banquinho de madeira com pedais na base e molas abaixo dos pedais, para dar resistência ao esforço.

Barrel
Barrel: o único aparelho que não é feito com molas e, por isso, é mais usado como acessório. Não consegue trabalhar todos os músculos.

Wall Unit
Wall Unit: é como um trapézio, sem as barras superiores que permitem os movimentos mais complexos.

Espero que tenham gostado do post de hoje.

Atendo Pilates em solo (Mat Pilates) em domicílio.
Quem tiver interesse em fazer ou experimentar entre em contato pelo e-mail: caroltelhada@gmail.com

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O que é Fisioterapia?



O que é Fisioterapia?

A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida. Para tanto utiliza-se da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterópicas, sonidoterápicas e aeroterápicas além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área. É uma atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde. Pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.

Conheça alguns Recursos Fisioterapêuticos:
  • Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento dos músculos, articulações,ligamentos, tendões e estruturas aos sistemas nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos.
  • Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o LASER, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.
  • Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
  • Recursos manipulativos - São abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nbervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos.
  • Hidroterapia - Procedimento feita no ambiente aquático.
  • Termoterapia - Procedimento com administração de modalidades biotérmicas.
  • Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e luxações.  

Principais áreas de intervenção: 

Afecções respiratórias - Utiliza de procedimentos próprios para doentes acamados ou com bronquite crônica, asma e enfisema pulmonar. É a chamada Fisioterapia Respiratória.

Dermatologia - Utiliza procedimentos próprio para doenças dermatológicas e estéticos com aplicação ultra som, vácuo, laser, massoterapia para evitar e/ou reduzir a desarmonia corporal e tratar celulite, flacidez e estrias.

Fisioterapia do trabalho - Também conhecida como Ergonomia. Promover ações terapêuticas preventivas à instalações de processos que levam a incapacidade funcional laborativa. Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborativos. Desenvolver programas coletivos, contributivos à diminuição dos riscos de acidente de trabalho.

Geriatria e Gerontologia - Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento e treinar a coordenação motora e manutenção do equilibrio de pessoas idosas. E ainda tratar doenças comuns à terceira idade, tais como: Diabetes, hipertensão arterial, Sindromes vestibulares.

Obstetrícia - Utiliza procedimentos próprios para as disfunções musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e de postura em mulheres grávidas e treiná-las para o parto e pós parto. ·         ·         

Ginecologia - Utiliza procedimentos próprios que visa a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos, na incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão pré-menstrual, Dismenorréia, entre outros.

Neurofuncional - Auxilia no tratamento de patologias do sistema nervoso, as mais comuns são traumatismo craniano (TCE), derrame cerebral (AVC), paralisias, síndromes.

Ortopedia e Traumatologia - Usar a eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares, distúrbios posturais e luxações.  

Reeducação postural - Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.

Reumatologia - Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.

Disfunção da ATM - Atua principalmente sobre a Odontologia e patologias da coluna, tratando de disfunções da ATM (Articulação Temporo-Mandibular).

Pediatria (Fisioterapia Pediátrica) - Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorespiratórias de crianças. Estimulação essencial ou precoce -Utiliza procedimentos próprios que ajuda o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebês com problemas neurológicos ou com atraso motor. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Apresentação

Olá!
Darei início ao meu blog, explicando um pouco sobre o que é a Fisioterapia e o que trata, dicas e curiosidades relacionados a fisioterapia.
Postarei periódicamente as doenças ou lesões mais frequentes, assim como as definições, causas, sintomas e tratamentos fisioterapêuticos.
Caso queira entrar em contato comigo, mande um e-mail para: caroltelhada@gmail.com