O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Jopeph Pilates, no início da década de 1920, e tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.
No pilates, existem cerca de 500 exercícios específicos. Os exercícios são concebidos para desenvolver o corpo inteiro. Os exercícios são baseados em alguns movimentos precisos. Movimentos precisos são mais favoráveis para atingir o controle adequado.
Com a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo, o Pilates pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tanto no condicionamento dos músculos, tonificando-os e tornando-os mais fortes, quanto na parte estética, definindo o corpo ideal, tão buscado nos dias de hoje.
O Pilates configura uma forma agradável, fácil e que traz resultados rápidos para qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico, desde que feita uma avaliação postural prévia.
O foco do método Pilates é a promoção da saúde como um todo com exercícios que trazem melhora da postura e, inclusive, alívio de dores na coluna pelo fortalecimento abdominal, com consideráveis ganhos na qualidade de vida do praticante.
Para ter músculos bonitos e definidos, é necessário que eles sejam fortes e flexíveis. Aí entra a prática de Pilates, que fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Tudo isso é conseguido com movimentos fluentes, feitos sem pressa e com o controle necessário para evitar o estresse.
Crianças, idosos e grávidas podem praticar?
Um dos maiores méritos deste sistema de treinamento está no fato de levar em conta a realidade do praticante. Independentemente de sua idade ou condição física, a pessoa pode praticar pilates, desde que conte com a orientação de um instrutor devidamente preparado para conduzi-la. Todo programa de pilates deve necessariamente adequar-se à história de quem o pratica.
Existe contra-indicação para a prática do método?
Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular em todas as idades, sem contra-indicações, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios.
Pilates corrige má postura?
Sim, este é um dos principais efeitos que a técnica proporciona. O Pilates, por natureza, busca o alinhamento do corpo. Além dos infindáveis benefícios que isso provoca, muitas vezes a simples correção postural é capaz de gerar uma mudança estética tão significativa que a pessoa parece outra.
Qual a duração das aulas?
As aulas duram exatamente 1hora (60 minutos).
Devo praticar quantas vezes por semana?
Pode-se praticar de 1 à 5 vezes por semana, dependendo do objetivo e disponibilidade de cada indivíduo.
Muitos atletas e bailarinos praticam pilates. Por que o interesse destes grupos?
O método é tão apreciado por atletas e bailarinos porque oferece exercícios de baixo impacto, que protegem as articulações, estimulam a recuperação de tecidos musculares e elevam o controle respiratório. Muitos profissionais do esporte fazem do pilates a sua escolha porque sabem que se trata de uma atividade física que previne problemas físicos e, ao mesmo tempo, contribui para o aprimoramento da performance.
Os exercícios podem ser praticados no solo ou somente em aparelhos?
Ao contrário do que muita gente pensa, o método de Pilates pode ser feito em aparelhos ou no solo. O conjunto de exercícios executados no chão recebe o nome de Mat Pilates. São movimentos de baixa repetição e alta concentração.
O Pilates emagrece?
Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates dve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.
Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.
Qual a diferença de Pilates e musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.
Pilates me deixa mais disposto?
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.
Benefícios do Pilates
Alguns dos benefícios mais comuns de pilates são:
- Promove a harmonia física para pessoas de todas as idades e condições.
- Envolve o corpo e a mente.
- Proporciona equilíbrio para as pessoas de todas as idades e condições físicas.
- Pode ajudar a acelerar a recuperação de lesões de tecidos moles.
- Ajuda a desenvolver a respiração adequada e alinhamento do corpo.
- Melhorar a concentração.
- Melhora problemas posturais.
- Ajuda a prevenir lesões.
- Aumenta a consciência corporal.
- Melhora o desempenho nos esportes.
- Melhora a coordenação.
- Melhora a circulação.
Equipamentos utilizados
![]() |
| Pilates com bola (Mat Pilates) |
![]() |
| Reformer |
![]() |
| Trapézio |
![]() |
| Chair |
Chair: banquinho de madeira com pedais na base e molas abaixo dos pedais, para dar resistência ao esforço.
![]() |
| Barrel |
![]() |
| Wall Unit |
Espero que tenham gostado do post de hoje.
Atendo Pilates em solo (Mat Pilates) em domicílio.
Quem tiver interesse em fazer ou experimentar entre em contato pelo e-mail: caroltelhada@gmail.com






